COMUNICADO
O curso Ferramentas Digitais na Educação, oferecido em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, foi reformulado e o modelo vigente do curso será descontinuado. Assim, a Diretoria de Extensão abre o último edital de seleção de cursistas (2021-1) com o objetivo de proporcionar a conclusão das 120h do curso exclusivamente para aqueles que já cumpriram, com aprovação, pelo menos duas disciplinas em prazo suficiente para concluir o curso.
Documentos do curso
Resultado da seleção
Veja AQUI - Publicado em 23/02/2021
Como acessar a sala de aula virtual
- Aguarde o início do período letivo (2 de março, 14h)
- Acesse o endereço https://extensao.cecierj.edu.br/saladeaula/
- Utilize seu CPF, sem pontos nem traço, incluindo o zero inicial (se houver) como login e como senha.
Informações gerais
- Início do curso: 2 de março
- Vagas: 50 (em cada disciplina)
- Modalidade: a distância
- Carga horária: 120h (cada disciplina tem 30h)
- Duração: 12 semanas
Disciplinas oferecidas em 2021-1
-
Aprendizagem investigativa com tecnologia
- Discutir o que é pesquisa;
- Discutir o uso de pesquisa na escola;
- Recursos digitais e ferramentas de auxílio à pesquisa;
- Produção de conhecimento com pesquisa (BPA);
- Atividades utilizando pesquisa (pesquisa para produzir conteúdo na Web);
- Apresentação e desenvolvimento de pesquisa (web quest).
-
Curadoria digital de conteúdos educacionais
- Análise do processo de aquisição de conhecimento com o suporte das novas tecnologias da informação e da comunicação;
- Avaliação do acesso e uso da informação de forma crítica e ética;
- Compreensão e aplicação da curadoria digital de conteúdos na elaboração de materiais didáticos;
- Organização e manutenção de conteúdos educacionais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).
-
Entretenimento educativo - Edutainment
- Edutainment;
- Jogos sérios;
- Gamificação;
- Vídeos;
- Música e podcasts;
- Simuladores.
-
Metodologias ativas para o ensino híbrido
- Fundamentos teóricos das metodologias ativas
- Ensino híbrido e práticas pedagógicas
- Sala de aula invertida
- Aprendizagem baseada em projetos
- Aprendizagem baseada em jogos
- Combinando e diferenciando os modelos
- Aplicando na prática
Documentos de períodos letivos anteriores
Dúvidas?
suporte-extensao@cecierj.edu.br